Bacharel de Direito, estudante de Teologia, pós graduanda de Direito, escritora, empresária e blogueira. Quase mulher, quase gente, quase anjo, quase santa. Apaixonada por nuvens e mar. Nem muito doce e nem tanto amarga. Feita de carne, osso, pele, cor e poema.

26 de dezembro de 2011

Ao término de 2011 um cidadão itabunense tem o que agradecer?



         Os últimos dias de 2011 correm apressadamente para o término, nesse ano tivemos fatos marcantes, polêmicas, violência, tristezas e alegrias. Iniciamos 2011 com uma Itabuna abandonada e finalizaremos com promessas não cumpridas e acumuladas para os próximos anos. Tanto que, a contradição reinou neste ano, por exemplo, na saúde afirmaram-se melhorias no hospital considerado referência, contudo tudo continua do mesmo modo, senão pior. Fomos obrigados a ver muitas lágrimas de parentes e entes queridos, marcados pelo sofrimento da falta de um atendimento médico descente, momentos que faltaram ambulância, médicos e medicamentos.
Em se tratando da violência, um estudo feito pelo Instituto Sangari mostra Itabuna como a segunda cidade mais violenta dentre as 300 pesquisadas, obviamente que tal estudo foi amplamente divulgado pela imprensa nacional, o que contribui negativamente para a cidade. Assim, instalou-se a culpa muitos podem ser considerados responsáveis, mas ninguém resolveu o problema. Evidentemente, que em 2011 tivemos boas noticias, a cidade tomou outro porte com a expansão no shopping, vieram lojas requisitadas para aquecer o comércio local. Outro aspecto que merece destaque e que muito me alegrou foi o reconhecimento de um artista local com um presépio lindíssimo em praça pública, embelezando e representando a vitalidade Itabunense. Bons frutos também se devem ao esforço de muitos estudantes aprovados no ensino superior, mestrado e doutorado, muitos infelizmente voarão para longe, não temos ainda a competência de mantê-los no “ninho”. Parabéns pela conquista, moçada!
Frente ao descaso como cidadã itabunense resta-me a indignação e a capacidade de criticar, exigir e buscar melhorias para nossa cidade, nesse sentido posso alegrar-me, já que enxergo um 2012 com novas perspectivas e possibilidades. É preciso enfatizar que rememorar 2011, nos possibilita acreditar e lutar para que seja diferente em múltiplos sentidos, quer seja: na saúde, segurança pública, saneamento básico. Enfim faz-se necessário unir forças para alcançarmos uma Itabuna com mais justiça social para que finalmente possamos de fato agradecer. Em síntese, as minhas aflições são as mesmas do povo de minha terra, logo a vontade de mudar também é muito semelhante.
Por fim, meus agradecimentos sinceros pela consideração e respeito dedicado a mim, inclusive ao Radar Notícias pelo competente trabalho juntando agilidade e veracidade ao narrar fatos de nossa cidade, com rapidez e sensatez. Agradeço também pelo espaço cedido e asseguro que me sinto honrada por ser uma colunista desta equipe Radar. Aos amigos e leitores pelos elogios, sugestões e reclamações a esses meus especiais agradecimentos.
                                                                      

Boas festas e feliz 2012!


Juliana Soledade, estudante do curso de Direito.

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Olá minha irmã,

Adorei o blog..Virei seu seguidor. rssss

Josivaldo Dias
http://www.blogtempopresente.com/

Postar um comentário